junho 26, 2024

©Carl Frederiksen | 1912 | Nebliger Morgen

PLAY Bach | Nun komm der Heiden Heiland, Chorale Prelude BWV 659 (Transcr. by Ferruccio Busoni) | Víkingur Ólafsson


TRANSFIGURAÇÃO
Como a imagem maculada de bosques polvilhados de nevoeiro e dissabores,
A chegada do teu destino é vergonhosa e absurda.
Furtiva, a tristeza verga-se como o chefe de uma tribo derrotada,
Partindo com dor o pão humedecido
E contendo o gemido de um sofrimento extenuante.

Aos meus amigos resistentes que sem caprichos andam
Não tenho nada a objectar nem nada que retribua
As dúvidas do meu amor, os contornos do seu fluxo,
A mísera desonra, o seu fio de paciência.
Pagarei a minha dúvida com a cruz lamacenta ao peito.
Devolver-lhes-ei a dúvida como um espelho partido
Reconheço o engano ingénuo dos sonhos,
A troca do rosto, por mim mesmo, o laço
Tenso dos meus espaços por velas cobertas de crostas.
Devolver-lhes-ei a dúvida com uma palavra de desprezo dirigida a mim.
Andrei Tarkovski | Carta sem destinatário: Primeiros textos e poemas | Sr Teste Edições | 2024